sexta-feira, 15 de outubro de 2010

TRABALHO EM EQUIPE


O trabalho em equipe é cada vez mais valorizado pelas organizações que visam o desempenho de alto nível sua prática, quando realizada satisfatoriamente, estimula a troca de opiniões, aumenta a criatividade do grupo e leva a solução mais eficaz de problemas. Afinal, como diz o ditado “duas cabeças pesam mais do que uma” e muitas vezes o trabalho em equipe é a melhor solução para superar obstáculos.



Porém, trabalhar em equipe não é uma tarefa muito fácil, afinal quem disse que conciliar ideias opostas, aceitar que o outro tem razão, admitir o erro e possuir uma postura imparcial são tarefas simples. É preciso ser paciente e ter em mente que o mais importante não são suas realizações pessoais e sim o sucesso do grupo.


Em uma reportagem da Revista Exame “Equipes com mulheres são mais inteligentes” expõe uma pesquisa interessante relacionada ao trabalho em equipe. Nela, explica a importância da “sensibilidade social” para o desenvolvimento de uma “equipe inteligente”, segundo esse estudo sensibilidade social seria a “habilidade de perceber e responder a emoções de outras pessoas” e essa característica seria primordial no trabalho em equipe e estaria presente principalmente nas mulheres. Segundo os pesquisadores, o sexo feminino tem mais habilidade de lidar com emoções alheias, de se comunicar e, com isso, tem maior inteligência coletiva do que os homens, mas os homens também podem aprender essa inteligência coletiva. Assim, a dica deles seria a presença feminina nas equipes de trabalho para obter um bom aproveitamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário