quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Estresse: o grande vilão da sociedade moderna


A evolução dos processos e métodos de trabalho, a competitividade acirrada, o medo do desemprego, a necessidade de maleabilidade e adaptação às novas tendências e situações, dentre outros fatores levam grande parcela da população a enfrentar o temido estresse, um dos maiores males do século, o qual afeta negativamente a vida das pessoas em geral.


Quando este problema chega ao ambiente de trabalho seus efeitos podem ser devastadores tanto para o indivíduo, quanto para a organização da qual ele faz parte. Mas o que os profissionais de Gestão de Pessoas podem fazer para auxiliar os colaboradores e não perder um talento?


Primeiramente é necessário identificar algumas nuanças que indicam os primeiros sinais de estresse, a fim de que eles não evoluam e, assim não comprometam a performance e a saúde do colaborador. Para isso, os gestores necessitam de muito tato ao acompanhar os resultados de seus colaboradores. Além disso, o setor de Recursos Humanos deve detectar fatores internos que podem agravar o estresse no ambiente de trabalho e, dessa forma propor meios para solucionar os problemas.


Assim, a avaliação de desempenho torna-se um importante parâmetro a ser utilizado para diagnosticar as causas principais do estresse e mensurar o quanto ele contribui para os reflexos na produtividade, que na maioria das vezes reduzem quando o colaborador se encontra em um grau elevado de estresse.


O estresse, portanto, deve ser combatido pela organização, mas também pelo próprio indivíduo, que deve se defender deste mal que avassala a sua vida profissional e pessoal. Praticar esportes, passar mais tempo com a família e com os amigos, estabelecer metas e prioridades, além de ter uma vida saudável, são métodos que contribuem positivamente para aliviar a tensão e reduzir o estresse. Isso faz com que haja uma melhora no ambiente organizacional e na saúde física e emocional do trabalhador. E para que isso ocorra, o setor de Recursos Humanos de uma organização tem importância fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário