Pessoas, eis o principal ativo de uma organização, são elas a base para o desenvolvimento e a competitividade. Tendo consciência da importância do capital humano, as organizações devem procurar atrair e reter os funcionários que melhor se enquadram em seu ambiente de trabalho, proporcionando-lhe melhores condições de trabalho. Portanto, o treinamento se destaca como uma ferramenta indispensável para as organizações manterem seus talentos.
Segundo Lacombe (2005), as empresas treinam seus funcionários para proporcionar-lhes novas habilitações ou melhorar as que eles já possuem, com o intuito de obter retornos ao investimento. Assim, as pessoas desejam ser treinadas e o treinamento contribui para reduzir a rotatividade de pessoal ao sinalizar a importância do funcionário para a empresa. Pois, quem trabalha em uma empresa não ganha somente remuneração, mas também aprendizagem e contatos profissionais.
Um artigo da revista Época, “Os empregados estão valendo mais”, explica que com o aquecimento da economia as pessoas encontram mais facilidades para mudarem de emprego, e por isso estão mais exigentes na hora de trocar de empresa. Os profissionais estão mais valorizados pelo mercado e a decisão de trocar de emprego não está baseada somente em uma melhor remuneração, eles estão procurando também melhores condições de trabalho, oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Evidenciando a importância dos treinamentos e das oportunidades de crescimento, pois empresas que proporcionam treinamento aos seus funcionários se mostram mais preocupadas com o desenvolvimento dos mesmos, e consequentemente se tornam mais atrativas na busca por bons profissionais.
Indicação de leitura: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI174567-15228,00-OS+EMPREGADOS+ESTAO+VALENDO+MAIS.html
Referência Bibliográfica:
LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: princípios e tendências. São. Paulo: Saraiva, 2005.
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