Atualmente nos deparamos a todo o momento com situações novas que exigem maleabilidade e adaptação. Isso ocorre especialmente no ambiente de trabalho, o qual exige disciplina e persistência. Nesse cenário conturbado de mudanças e instabilidade, o temor da falta ou perda do emprego torna-se inevitável.
O trabalho sempre foi um fator importante dentro de uma sociedade. Ele existe desde os primórdios da humanidade, sendo necessário para a sobrevivência e progresso pessoal, tanto material quanto moral. Desta forma, a falta de emprego torna-se um grave problema social, que atinge grande parcela da população em todos os países e especialmente no Brasil.
Atualmente, as mudanças no ambiente de trabalho e a possibilidade do desemprego refletem de forma negativa no desempenho dos colaboradores, trazendo aos mesmos, estresse e insegurança. Tal questão só poderá ser amenizada quando houver uma conscientização de que a educação e a capacitação dos profissionais são as únicas alternativas para sanar este problema.
Portanto, é de suma importância preparar esses trabalhadores a lidar de forma proativa a essas mudanças e investir em sua capacidade de manter e acumular competências e conhecimento, ou seja, aprimorar a empregabilidade. Assim, a própria pessoa torna-se o condutor de sua carreira profissional e com o aprimoramento constante de suas aptidões, as portas do mercado de trabalho se abrirão com mais facilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário