terça-feira, 24 de agosto de 2010

Discussão em sala de aula: Estudo de caso empresa Zap


O presente estudo foi abordado e desenvolvido em sala de aula, relacionado ao tema “Políticas de Recrutamento e Seleção” este tem o intuito de avaliar as políticas de recrutamento e seleção da empresa e propor melhorias.

A empresa Zap grande produtora de pneus do Triângulo Mineiro, designou a sua gerente Mônica a responsabilidade de avaliar a rotatividade de pessoal em sua empresa. Os primeiros dados mostravam:

1- Os funcionários responsáveis pelo controle e qualidade dos produtos finais tinham grande rotatividade entre o segundo e o sexto mês de trabalho do que as demais áreas.

2- O setor de entrega e contato com o cliente intermediário se destaca pelo grande número de pedidos de demissões após um ano e três meses na empresa.

De que forma, o processo de recrutamento e seleção pode estar relacionado aos fatores observados. O que você proporia para melhorar o processo de agregar pessoas?


Ao analisar o caso percebe-se que a empresa possui uma dificuldade em manter seus funcionários em determinadas funções por um período mais longo, esse problema a afeta de maneiras variadas. Como por exemplo: seus custos com recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de funcionários podem tornar-se maiores, há a possibilidade de ocorrer queda na produtividade, além de prejudicar a retenção e o desenvolvimento de talentos.


Esse problema de manter os funcionários pode ser consequência de um processo de recrutamento e seleção incorretos, a falta de planejamento no programa de contratação da empresa pode causar esse tipo dificuldades futuras. Por isso a necessidade da empresa de implantar um programa de contratação bem elaborado que se atente à cultura da organização, que tenha bem definido o perfil adequado para preencher a vaga e que leve em consideração o ambiente no qual o futuro candidato irá conviver. Ou seja, o processo deve ser minucioso e detalhista para fazer a escolha do melhor candidato e evitar complicações para a empresa.

3 comentários:

  1. O problema central diagnosticado na empresa foi o alto índice de rotatividade dos funcionários, especificadamente nos setores de controle e qualidade e contato com o cliente intermediário (revendedores e fornecedores). Denota-se, a partir de então que os processos organizacionais foram falhos, visto a existência de uma espécie de “efeito dominó”. A limitação e precariedade nos processos de recrutamento e seleção refletiram negativamente nos demais, principalmente nos de desenvolver e manter pessoas, culminando na rotatividade de funcionários. Isso acarreta aumento nos custos, pois o desligamento de um colaborador demanda um novo processo de recrutamento e seleção. Porém, de nada adianta todo esse aparato se os problemas não forem combatidos em suas causas principais. Primeiramente é necessário identificar o perfil que a vaga demanda, as competências necessárias que o candidato deve possuir, e principalmente, as políticas e cultura vigentes na organização, o que potencializará o processo seletivo. Um plano de treinamento é de notória importância, visto que a qualificação do profissional o torna apto a desenvolver suas atividades de uma forma aperfeiçoada. Por fim, é necessário incentivar os colaboradores, seja através de recompensas, benefícios ou melhores condições de trabalho, criando dessa forma, um clima organizacional favorável ao desenvolvimento de ambas as partes.

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  2. Analisando o problema de rotatividade de pessoal na empresa ZAP,é possível notar que o processo de recrutamento e seleção não foi bem realizado, pois acredito que o sucesso da empresa começa com um processo de recrutamento e seleção feito com qualidade,pois qualquer empresa precisa de profissionais qualificados e que tenha o perfil profissional que a empresa busca pra ocupar suas vagas,se são selecionadas pessoas certas não vai existir um índice tão alto de rotatividade. A Zap não está sabendo como manter seus colaboradores, acho que no ambiente de trabalho dela está faltando motivação, talvez um plano de benefícios motive mais esses trabalhadores, o investimento da empresa em treinamento e desenvolvimento faz com que o colaborador se sinta mais importante dentro da organização de trabalho e desenvolva cada vez melhor suas tarefas,aumentando a produtividade da empresa e diminuindo os gastos com novos recrutamentos.

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  3. A empresa Zap não esta sabendo usar corretamente o seu plano de seleção e recrutamento, para selecionar os profissionais q iram trabalhar na empresa. Talvez seja uma das possivéis causas da grande rotatividade dos funcionários.A Zap precisa dar mais motivação para os seus funcionários, para que o número de demissões do setor de entrega e contato com o cliente diminua. Um exemplo de motivação que poderia ser adotado pela empresa seria o de gratificação, quanto mais pessoas o funcionários atendem maoir seria a sua comissão.
    Um fator que pode estar relacionado com esse grande número de demissões , pode ser uma falha deve estar ocorrendo na produção dos produtos , o que faz com que os clientes reclame bastante, deixando os funcionários estressados com essa situação.Deve haver uma analise de todos essesfatores , para assim chegar a uma solução.

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