ESCASSEZ DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS
O Brasil possui uma economia que se encontra em expansão e para continuar avançando no cenário mundial necessita-se solucionar alguns problemas crônicos. Nesse gargalo, encontra-se a falta de mão de obra qualificada uma dificuldade a ser superada pelos setores de gestão de pessoas das empresas.
Com o seu acelerado crescimento econômico a falta de qualificação profissional surge como empecilho na transformação do Brasil na quinta maior economia mundial, as empresas estão gastando demasiadamente na formação e qualificação de seus colaboradores, gastos necessários devido ao fato de o profissional possuir uma má formação profissional.
Esse problema da educação já é antigo ouve-se muito sobre melhoras no sistema de educação em todas as propostas de governo, tem-se a educação como uma das principais necessidades, mas acontece que não se vê resultado. O pouco investimento em educação afeta as empresas que estão com vagas não preenchidas pela falta de profissionais gabaritados e traz consequências devastadoras à competitividade brasileira.
É preciso unir organizações, instituições de ensino e governo para solucionar esse quadro de educação deficiente, pois não há possibilidades de vislumbrar um crescimento sem educação. A solução é de longo prazo e deve começar na melhora do ensino fundamental, na base da educação, e chegar até a educação superior para enfim obter bons profissionais.
Este texto foi redigido tendo com base o artigo “Educar-se para a competitividade” da revista Melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário