segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Desenvolvimento Organizacional
domingo, 21 de novembro de 2010
Os direitos do Trabalhador
sábado, 20 de novembro de 2010
Pense: Tudo depende do ponto de vista
Pontos de Vista
- É melhor vocês me chamarem de volta. Aqui ninguém usa sapatos.
Foi chamado de volta.
A companhia decidiu então enviar um outro vendedor que não possuía muita experiência, mas era dotado de grande entusiasmo. A companhia achava que ele seria capaz de vender alguns pares de sapatos.
Pouco depois de sua chegada ele enviou um telegrama urgente para a firma dizendo :
- Por favor, enviem todos os sapatos disponíveis. Aqui ninguém usa sapatos!
Networking
Muitas oportunidades de emprego não são anunciadas nas mídias e essas são preenchidas muitas vezes por pessoas que possuem bons contatos dentro das organizações. Porém, caso a vaga seja anunciada o networking ainda continuada sendo muito importante, visto que o indivíduo pode obter preciosas informações de seus contatos a respeito da organização que o transformará em um potencial candidato ao emprego.
Dessa forma, um bom networking auxilia pessoas e organizações a atingir metas. Procure sempre manter contatos com diversas pessoas, pois estas no futuro poderão ser de grande auxílio.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Desenvolvendo Pessoas
As pessoas devem ser vistas como parceiras pela organização, tendo em mente que o desenvolvimento delas também acarretará no desenvolvimento da organização. O capital humano quando bem aproveitado pode gerar uma considerável vantagem competitiva, por ser complexo de se administrar e difícil de copiar ele também é bastante valioso.
Portanto, o desenvolvimento das pessoas possibilita ampliar a consciências sobre as atitudes, proporciona maior envolvimento e satisfação com o trabalho, gerando mais conhecimento aos funcionários que poderão ser mais bem aproveitados pela organização. Assim, organizações inteligentes buscarão desenvolver a si próprias e as seus membros mesmo que isso leve um tempo, afinal o resultado compensa a espera.
“Quanto mais às pessoas se desenvolvem, e a empresa desenvolve seus funcionários, tanto maior o valor que eles representam para ela. O coaching é um dos meios mais focados e de maior custo - beneficio para cumprir esta tarefa. Ele coloca ênfase onde é necessário – nas habilidades das pessoas – e leva à resultados rápidos” (Andréa Lages & Joseph O`Connor). Coaching “é o processo de facilitar o desempenho, a aprendizagem e o desenvolvimento de outra pessoa para que esta alcance os resultados que almeja” (Rosa R. Krausz). O vídeo abaixo fala sobre desenvolvimento e coaching.
Motivação depende somente de você!
Quando se tem motivação no trabalho significa que o funcionário tem um motivo especial que o faz realizar determinado trabalho, fazendo-o ter persistência para concretizar suas metas. Dessa forma, um profissional motivado torna-se também mais produtivo, disposto, criativo e inovador, e são esses profissionais motivados que as empresas buscam. Por isso, motive-se e busque não somente dinheiro, mas busque também satisfação. Afinal, como bem relatou Luís Fernando Veríssimo, “O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos”.
Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...
Luís Fernando Veríssimo
Liderança Exercida Por Meio De Valores
Motivar, capacitar e inspirar: essas são funções básicas que devem exercer os líderes nos dias atuais.No desenvolvimento dessas tarefas sempre irão existir boas e más lideranças em qualquer organização de pessoas, seja no âmbito público ou privado. A pergunta que fica é: o que diferencia uma liderança da outra no sentido de uma ser mais eficaz e mais pronta que outras pra lidar com situações de conflito ou momentos adversos?
Rh Estratégico: O Que Diferencia As Empresas De Alta Performance?
Veja quais características diferenciam a empresa de alta performance da empresa comum:
• Visão clara e inspiradora para o futuro. "Por exemplo, o propósito da Disney sempre foi fazer as pessoas felizes. É um propósito claro".
* Cultura permeada pela mentalidade de acreditar no futuro.
* Toda empresa de alta performance tem três ou quatro valores em que os funcionários acreditam e que permeiam a cultura organizacional.
* Os funcionários apresentam orgulho da empresa.
* Respeito. "Raramente seus líderes se utilizam do medo para motivar seus funcionários, pois perceberam que mais importante que o medo é o impulso para ganhar o respeito deles e mantê-lo".
* Relacionamento de longo prazo. Em um mercado de trabalho em que mudar com freqüência de emprego enriquece o currículo, os empregados das empresas de alta performance acreditam que o relacionamento de longo prazo será importante para seu sucesso profissional.
Os significados do salário
A importancia do trabalho em equipe
O psicólogo Abraham Maslow constatou que os indivíduos têm diversas necessidades, com diferentes forças. Sabemos que necessitamos de alimento, de abrigo, pagar nossas contas, de segurança no emprego, etc., mas também de nos relacionar com os outros e de sermos aceitos por eles. Sem isso nosso trabalho se torna enfadonho e sem graça. O trabalho em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, o que pode contribuir para melhorar nosso desempenho.Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e auto-gerenciamento.
As primeiras têm um líder, vivem numa sociedade eficazmente organizada e não precisam receber ordens para executar seu trabalho. Você já viu de perto um formigueiro? Já notou como elas andam em fileiras e sincronia perfeitas e preparam seu alimento no verão para os dias de chuva, quando não podem trabalhar? Já os gafanhotos não têm um líder, porém sabem o que devem fazer exatamente.
Veja no video abaixo como o trabalho em equipe é importante.
Oito Passos Para Um Programa De Remuneração Variável
Para a elaboração de um plano eficiente e eficaz, devemos seguir algumas premissas básicas:
- garantir o envolvimento e a participação de todos os profissionais da organização
- identificar e valorizar as metas de negócio por meio de indicadores do desempenho global da empresa
- identificar e valorizar o desempenho individual e de equipe, demonstrados por meio da contratação de objetivos realistas, mensuráveis e específicos para cada profissional, bem como identificar metas dentro da área de atuação da companhia
- ponderar os pesos específicos de importância com relação aos objetivos globais, de área e individuais
- identificar os limites mínimos e máximos de concessão e distribuição de participação nos lucros ou resultados de modo a garantir sua sustentabilidade.
- DEFINIÇÃO DE INDICADORES GLOBAIS;
- DEFINIÇÃO DE INDICADORES DE ÁREAS;
- DEFINIÇÃO DE INDICADORES INDIVIDUAIS;
- PONDERAÇÃO DOS OBJETIVOS;
- PARÂMETROS DE REMUNERAÇÃO;
- CRITÉRIOS PARA ELEGIBILIDADE NO PLANO;
- O ACOMPANHAMENTO DOS OBJETIVOS;
- CRITÉRIOS DE PAGAMENTO.
Estes são os oito passos para o planejamento e a elaboração de um bom e confiável Programa de Remuneração Variável com base na distribuição de lucros. São as etapas principais que deverão ser meticulosamente pensadas e adaptadas a cada tipo de cultura organizacional e estar sempre atrelada à missão e aos valores corporativos da empresa, contribuindo, assim, de forma estratégica ao negócio.
A mulher no mercado de trabalho
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
http://revistavocerh.abril.com.br/noticia/especiais/conteudo_608169.shtml
Tecnologia não Substitui Gente Capacitada
A tecnologia da informação por si só não faz milagres. É preciso ensinar as pessoas a extraírem o melhor do contexto em que estão inseridas. Vejamos: determinada empresa investe na infraestrutura de rede, contando com uma estação de trabalho para cada vendedor/atendente. Investe, também, em aplicativos que permitem elaborar e transmitir orçamentos aos clientes em curto espaço de tempo.
* Estudos e modificações ergonômicas dos postos de trabalho.
* Uso de ferramentas e equipamentos ergonomicamente adaptados ao trabalhador.
* Diminuição do ritmo do trabalho.
* Estabelecimento de pausas para descanso.
* Redução da jornada de trabalho.
* Diversificação de tarefas.
* Eliminação do clima autoritário no ambiente de trabalho.
* Maior participação e autonomia dos trabalhadores nas decisões do seu trabalho.
* Reconhecimento e valorização do trabalho.
* Valorização das queixas dos trabalhadores.
Qual administrador, líder, empresário não busca isso também em seu "time"?
Quando estudamos estilos de liderança, teorias de motivação e seus impactos na formação das equipes e dos comportamentos e ações, estamos justamente analisando uma série de escolhas que fazemos em nosso dia-a-dia organizacional e de que forma elas podem (e vão) influenciar o resultado.
Não sei se intencionalmente ou não, mas Dunga provavelmente se fez questionamentos que nós da área de Administração, especialmente na gestão das pessoas, nos fazemos frequentemente: quem convocar? Quais talentos juntar? Como treinar e preparar a equipe? Como criar uma cultura de excelência? Como conduzir a equipe?
E ele ainda fez mais, inovou em seu processo de recrutamento e seleção. Já é prática corrente no mercado o fato que, normalmente as organizações contratam as pessoas por seu aspecto técnico, ligado ao seu currículo, sua formação, experiências e resultados do passado, e que muitas vezes, essas mesmas pessoas são posteriormente desligadas das organizações por seu aspecto comportamental... Sabe qual a grande lição de Dunga nesse quesito? Ele já "contratou" pelo aspecto comportamental das pessoas.... Tecnicamente eram todos muito bons, realmente dificultava a escolha, então ele usou o critério já estabelecido naquela reunião inicial de 2006, de valorizar aspectos intangíveis: a energia, o comprometimento, a alegria, a capacidade de fazer acontecer.
As organizações também precisam e anseiam por gente assim, com essa energia e essa capacidade de fazer acontecer. E você? Faz parte de qual time? Dos que lamentam e sentem-se injustiçados a cada momento ou daqueles que efetivamente contribuem para as coisas acontecerem e os resultados aparecerem? ? Pense nisso!
Entrevista
A entrevista é uma técnica de seleção muita utilizada e importante, quando bem planejada ela pode oferecer um grande número de informações sobre o candidato. Para o candidato que será avaliado a entrevista costuma causar pânico, insegurança e medo. Afinal, é o momento em que ele estará frente a frente com uma pessoa que o irá analisar, julgar e possivelmente decidir se ele é adequado para o cargo oferecido.
O vídeo abaixo, “Emprego de A a Z: a temível entrevista de seleção”, Max Gehringer em um série feita ao Fantástico dá algumas dicas de como se comportar na entrevista de emprego.
Qual é o papel do setor de Recursos Humanos nas organizações?
Recrutamento: Indicação
A indicação de candidatos por parte dos funcionários (QI) é uma prática ainda bastante utilizada pelas empresas em seus processos de recrutamento e seleção, porém é uma técnica muito questionada quanto a sua eficácia. Algumas empresas afirmam não fazer uso de indicação, enquanto outras fazem uso da indicação de forma racional e eficiente.
A indicação quando usada adequadamente pode proporcionar a empresa muitos benefícios, tais como: a pessoa que indica se torna um pouco responsável pelas atitudes do profissional indicado, dessa forma quem indica irá se preocupar com o comportamento e ajudará o candidato a se adaptar a cultura da organização; o candidato que é indicado, por ser próximo de um funcionário da empresa, possui certo conhecimento sobre as exigências e sobre a dinâmica da empresa e o candidato terá facilidade e ajuda para se adaptar ao cotidiano da organização.
Alguns cuidados, porém, devem ser tomados para que a indicação de funcionários não traga problemas. Pois, indicações sem planejamento podem ocasionar conflitos entre funcionários, ocorrência de pressão para se contratar determinado candidato e outros demais problemas. Ou seja, a empresa deve possuir uma política de recrutamento e seleção rígida, bem planejada, clara e objetiva para evitar a ocorrência de injustiças dentro do ambiente de trabalho.
Um exemplo de organização que faz uso da indicação é o BankBoston, no qual se o candidato indicado pelo funcionário for contratado ele receberá um prêmio. Outra forma de indicação, que é mais utilizada para cargos importantes é através dos "headhunters", que são especialistas contratados pelas empresas para buscar candidatos ideais no mercado para ocupar um cargo, geralmente, relevante na empresa.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Recrutamento: Optando pela Web
Segundo uma reportagem da revista Exame “Recrutamento pela web supera contratação por indicação”, uma pesquisa realizada pela Curriculum afirma que 79% das empresas quando pretendem contratar um novo funcionário optam em pesquisar sua base de currículos ao invés de fazerem uso de indicações.
O recrutamento pela internet em sua maioria é voltado para o nível de supervisão, administrativo e gerencial é o que afirma o presidente da Curriculum. Porém, segundo ele, a tendência é de se utilizar o recrutamento feito pela internet em todos os níveis, pois esse tipo de recrutamento proporciona várias opções de currículos e é mais rápido.
Assim, a reportagem deixa algumas dicas aos profissionais que mantém currículos em bases como: atualizá-lo periodicamente, preenchê-lo de maneira correta e investir em palavras chaves. Afinal, a busca por currículos na internet se dá por relevância e “aparece na frente quem se preocupa mais com sua imagem na web”.
Link:
http://exame.abril.com.br/carreira/guia-do-curriculo/noticias/recrutamento-pela-web-supera-contratacao-por-indicacao
Política de boas Vindas
Recrutamento
O recrutamento pode ser realizado internamente na empresa, nesse tipo de recrutamento a empresa oferece oportunidades aos seus funcionários de crescerem e estimula o bom desempenho profissional, porém um de seus pontos negativos é que não proporciona a empresa renovar seus recursos humanos. Outro tipo é o recrutamento externo, nessa forma de recrutamento a empresa procura por novos profissionais no mercado de trabalho para atender a sua demanda, trata-se de um processo mais caro, demorado e faz uso de várias fontes para recrutar pessoas.
As fontes de recrutamento externo que podem ser utilizadas pelas empresas são várias e a escolha da melhor fonte ou de quais serão utilizadas vai depender dos objetivos almejados, do perfil do profissional desejado e do cargo oferecido. Podem-se recrutar profissionais a partir da análise de currículos, de anúncios em jornais, cartazes e panfletos, agências de emprego, com anúncios em rádio e televisão, internet e outros. Assim, o meio mais adequado vai depender do plano estratégico traçado pela empresa.
Referencia Bibliográfica:
RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de Pessoas. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Plano de Carreira
Teste: Como Está sua Habilidade para se Autodesenvolver?
Sou uma pessoa que…
1- ... tem clareza de sua missão e do significado do trabalho na sua vida.
Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre
2- ... está pautando sua trajetória profissional em valores pessoais e éticos claros e sólidos.
Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre
3- … que é humilde para estar aprendendo sempre, demonstrando interesse em estar constantemente atualizando, reciclando.
Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre
4- … assume a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, sendo pró-ativa na busca de constantes melhorias, mesmo que isto exija investimento pessoal.
Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre
5- … atualiza-se em relação ao que ocorre na sua área de atuação, às tendências do mercado de trabalho e do mundo
Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre
6- … consegue ter uma visão de futuro, imaginando o que deverá estar fazendo daqui a alguns anos e procurando preparar-se para tal.
Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre
7- … está aberta a receber feedbacks construtivos, e sabe utilizá-los adequadamente para modificar seu comportamento e melhorar seu desempenho.
Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre
8- … sente-se automotivada, demonstrando uma forte disposição interna para superar os obstáculos e persistir rumo aos objetivos.
Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre
9- ... desenvolve uma network, mantendo contato com diferentes pessoas tanto no âmbito pessoal como profissional.
Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre
10- … busca incessantemente o autoconhecimento, reconhecendo suas forças, suas fraquezas, suas emoções, suas necessidades.
Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre
11- … tem posturas e atitudes profissionais adequadas e compatíveis com a sua função e com o seu ambiente corporativo.
Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre
12- … aprende com os erros próprios e dos outros, transformando as ameaças em oportunidades de melhoria e crescimento.
Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre
10 Passos Para Contratar Bons Vendedores
- Identificar qual o perfil do vendedor ideal para sua empresa ;
- Agir sem preconceitos ;
- Encontrar bons vendedores em: sites de recolocação,agências de emprego, mercado informal, entre outros.
- Investir na publicidade;
- Selecionar os currículos
- Entrevistar coletivamente;
- Entrevistar individualmente
- Últimas precauções: busque refências sobre a pessoa selecionada,verifique diplomas e certificados.
- Explique os não-negociáveis – Esse é um termo que faz parte da cultura Disney, é uma espécie de cartilha que contém aquilo que é de mais importante para a empresa e ela não abre mão em hipótese nenhuma.
- Procure só os melhores.
Pare De Contratar Errado
“Como me certificar de que não estou contratando a pessoa errada?
Existem algumas medidas críticas que as empresas devem adotar para estancarem as más contratações – uma delas é a de jogar fora a idéia de que contratar é algo basicamente instintivo. Eis alguns passos a seguir representam mudanças necessárias nas práticas de contratação tradicionais e requerem nada mais do que coragem e vontade e assim alterar o assunto mais impopular na mente dos gerentes: como parar de fazer más contratações.
- Calcule o Custo da Modificação na sua Empresa:
- Some tudo e terá o custo médio da demissão ou de uma má contratação.
- Pare de fazer atividades de auto-avalização durante o processo seletivo.
- Meça talento
Convivência no Trabalho
De modo geral, a convivência humana é muito complexa e a convivência no trabalho também, por ser um ambiente no qual se sofre pressões para desempenhar tarefas com eficiência, em que é marcado muitas vezes pela concorrência entre colegas de trabalho, no qual tem-se o risco de demissão e outro demais fatores. Enfim, essas situações fazem com que as relações de trabalho se tornem ainda mais complicadas.
A busca por um ambiente agradável é fundamental para o bom desempenho de qualquer organização, mas não são somente as organizações que se beneficiam os trabalhadores também, trabalhar em organizações que possuem um clima harmonioso motiva os funcionários e faz do trabalho menos penoso. Assim, todos na organização devem se esforçar ao máximo para manter o convívio no trabalho harmonioso, o administrador deve objetivar constantemente a paz e a resolução dos problemas que atrapalham o convívio de forma mais positiva possível.
A seguir um vídeo interessante sobre a convivência no trabalho.