sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Os significados do salário

O salário tem sido sempre uma questão critica entre empresas e colaboradores. Para o colaborador tem significa retribuição,sustento , padrão de vida , reconhecimento. Para a empresa , representa custo a fator influenciador do clima organizacional e da produtividade .È comum encontar muitas empresas que gastam 30% ou mais so em folhas de pagamento.Sem contar o tempo que é gasto pelos chefes e dirigentes e a possivel contaminação da imagem interna e externa da empresa.
Deve se levar em conta o significado psicologico do salário, aspecto importante que não se deve ignorar , sob pena de se falhar na sua administração.O interessante é notar como as pessoas reagem mais positivamente a aumentos periódicos e personalizados de salário , ainda que este aumento esteja abaixo do mercado.
Mas o salário não é o unico fator a interferir na motivação das pessoas no trabalho , nem o mais decisivo. Outros fatores estão presentes e o salário deve ser analisado dentro desse contexto para não sermos tentados a tratar como salário questões não salariais ou, pelo menos , não unicamente salárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário