quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Programa Jovem Aprendiz


O programa Jovem Aprendiz foi criado pela empresa Eletrobrás no intuito de preparar jovens estudantes para ingressar no mercado de trabalho, além de trabalhar por uma sociedade mais justa e igualitária. Este programa é adotado atualmente por diversas organizações e dá oportunidade aos jovens de aprenderem uma profissão. São oferecidos cursos de qualificação que são ministrados pelo Senac. Os participantes deste programa passam a exercer atividades como estagiários nas empresas, sendo esta uma grande oportunidade de conseguir o primeiro emprego e futuramente, obter melhores oportunidades de ascensão profissional.

Para participar do programa Jovem Aprendiz é preciso ter entre 18 e 22 anos, ter concluído o ensino fundamental e estar matriculado no curso médio, caso ainda não o tenha concluído. O período de participação corresponde a dois anos, com carga horária de trabalho de quatro horas por dia, durante quatro dias úteis. No quinto dia, os jovens assistem a aulas de capacitação teórica ministradas pelo Senac.

As empresas que aderem esse programa em sua cultura organizacional auxiliam o amadurecimento profissional dos estudantes, além de orientá-los a desempenhar suas atividades de maneira cada vez mais eficiente. Assim, ao final do contrato o jovem terá um currículo mais refinado e até mesmo poderá tornar-se membro efetivo da organização.

Ademais, é notório ressaltar que durante o período no qual o jovem estudante participa do programa, o departamento de Recursos Humanos deve acompanhá-lo e avaliar seu desempenho. Palestras, seminários e outras formas de agregar conhecimento também são importantes para a melhor capacitação profissional do jovem aprendiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário