segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A importância do desenvolvimento de lideranças no âmbito organizacional


Uma das mais importantes ações da área de Recursos Humanos é mensurar indicadores organizacionais referentes à liderança. Pesquisas constatam que a qualidade da liderança propicia o melhoramento ininterrupto do desempenho, competitividade, resultados organizacionais, além das relações interpessoais, pois estimula as equipes e a proatividade dos colaboradores.

Um líder é alguém preparado, que age de forma responsável auxiliando e desenvolvendo sua equipe, que busca aperfeiçoar-se através de novos conhecimentos e habilidades e maximiza as oportunidades de competitividade e manutenção da empresa no mercado de trabalho da qual faz parte. Assim, o líder atua na organização de modo sistêmico e integrado a fim de agregar valor ao negócio através de seu diferencial.

Mas como institucionalizar o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDC) no âmbito empresarial? Para isso alguns passos são fundamentais:
· Estabelecer uma proposta de liderança coerente e sólida;
· Divulgar o “Modelo de Liderança” no intuito de alcançar resultados estratégicos;
· Avaliar as ações dos líderes e a qualidade de sua liderança, através de pesquisa de clima organizacional, por exemplo;
· Investir na capacitação, aprendizado e desenvolvimento dos líderes;
· Avaliar a relação investimentoXretorno a fim de mensurar indicadores;
· Conscientizar os líderes de sua responsabilidade perante sua equipe e a organização e motivá-los a desempenhar suas atividades de forma otimizada.

Observa-se que nas empresas que institucionalizaram o PDC mudanças positivas ocorreram no relacionamento entre o líder e seu liderado. Muito disso se deve ao fato de que o programa propiciou um ambiente mais aberto e inovador, tendo na comunicação transparente seu principal método de trabalho.

Dessa forma, conclui-se que a liderança quando bem desempenhada auxilia na construção de relações mais fortes, transformando o clima organizacional, além de conscientizar as pessoas da importância do seu papel nos negócios. Assim, paradigmas são quebrados através da mudança de pensamentos dos participantes deste processo, gerando oportunidades de crescimento tanto para a empresa quanto para seus colaboradores. Daí a importância crucial de um líder preparado.

Para maiores informações acesse http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Materia/6840/habibs-o-programa-de-desenvolvimento-de-liderancas-e-uma-estrategia-organizacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário