sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Oito Passos Para Um Programa De Remuneração Variável

Na instrumentação de seus recursos humanos e na composição de sua política de remuneração estratégica, a maioria das empresas sempre opta por dois programas de remuneração: um fixo e tradicional e outro variável com base em PLR.O plano de remuneração variavel tem como base a Participação dos lucros e resultados , que a politica mais vaivel, sustentavel e de facil entendimento dos colaboradores.O seu principal objetivo é a participação das pessoas no crescimento da empresa, bem como apresentar com clareza aos funcionários a relação entre suas contribuições pessoais e de equipe e o crescente valor da empresa. O seu foco principal é os resultados corporativos alem do diagnostico e resultado individuais das equipes e suas relações.

Para a elaboração de um plano eficiente e eficaz, devemos seguir algumas premissas básicas:

- garantir o envolvimento e a participação de todos os profissionais da organização
- identificar e valorizar as metas de negócio por meio de indicadores do desempenho global da empresa
- identificar e valorizar o desempenho individual e de equipe, demonstrados por meio da contratação de objetivos realistas, mensuráveis e específicos para cada profissional, bem como identificar metas dentro da área de atuação da companhia
- ponderar os pesos específicos de importância com relação aos objetivos globais, de área e individuais
- identificar os limites mínimos e máximos de concessão e distribuição de participação nos lucros ou resultados de modo a garantir sua sustentabilidade.
Agora é preciso estabelecer os criterios para a condução do programa eo primeiro passo é o estabelecimento e a definição dos indicadores , ou seja as medidas que serão utlizadas.
  1. DEFINIÇÃO DE INDICADORES GLOBAIS;
  2. DEFINIÇÃO DE INDICADORES DE ÁREAS;
  3. DEFINIÇÃO DE INDICADORES INDIVIDUAIS;
  4. PONDERAÇÃO DOS OBJETIVOS;
  5. PARÂMETROS DE REMUNERAÇÃO;
  6. CRITÉRIOS PARA ELEGIBILIDADE NO PLANO;
  7. O ACOMPANHAMENTO DOS OBJETIVOS;
  8. CRITÉRIOS DE PAGAMENTO.

Estes são os oito passos para o planejamento e a elaboração de um bom e confiável Programa de Remuneração Variável com base na distribuição de lucros. São as etapas principais que deverão ser meticulosamente pensadas e adaptadas a cada tipo de cultura organizacional e estar sempre atrelada à missão e aos valores corporativos da empresa, contribuindo, assim, de forma estratégica ao negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário