quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Recrutamento

As empresas quando necessitam de contratar novos funcionários utilizam vários recursos para conseguir atrair candidatos que atendam ao perfil da vaga disponível e da organização. O recrutamento bem planejado proporciona aos profissionais de Gestão de Pessoas uma gama de potenciais profissionais que serão analisados e selecionados para ocuparem determinada função.

O recrutamento pode ser realizado internamente na empresa, nesse tipo de recrutamento a empresa oferece oportunidades aos seus funcionários de crescerem e estimula o bom desempenho profissional, porém um de seus pontos negativos é que não proporciona a empresa renovar seus recursos humanos. Outro tipo é o recrutamento externo, nessa forma de recrutamento a empresa procura por novos profissionais no mercado de trabalho para atender a sua demanda, trata-se de um processo mais caro, demorado e faz uso de várias fontes para recrutar pessoas.

As fontes de recrutamento externo que podem ser utilizadas pelas empresas são várias e a escolha da melhor fonte ou de quais serão utilizadas vai depender dos objetivos almejados, do perfil do profissional desejado e do cargo oferecido. Podem-se recrutar profissionais a partir da análise de currículos, de anúncios em jornais, cartazes e panfletos, agências de emprego, com anúncios em rádio e televisão, internet e outros. Assim, o meio mais adequado vai depender do plano estratégico traçado pela empresa.

Referencia Bibliográfica:

RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de Pessoas. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário