quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Recrutamento: Indicação

A indicação de candidatos por parte dos funcionários (QI) é uma prática ainda bastante utilizada pelas empresas em seus processos de recrutamento e seleção, porém é uma técnica muito questionada quanto a sua eficácia. Algumas empresas afirmam não fazer uso de indicação, enquanto outras fazem uso da indicação de forma racional e eficiente.

A indicação quando usada adequadamente pode proporcionar a empresa muitos benefícios, tais como: a pessoa que indica se torna um pouco responsável pelas atitudes do profissional indicado, dessa forma quem indica irá se preocupar com o comportamento e ajudará o candidato a se adaptar a cultura da organização; o candidato que é indicado, por ser próximo de um funcionário da empresa, possui certo conhecimento sobre as exigências e sobre a dinâmica da empresa e o candidato terá facilidade e ajuda para se adaptar ao cotidiano da organização.

Alguns cuidados, porém, devem ser tomados para que a indicação de funcionários não traga problemas. Pois, indicações sem planejamento podem ocasionar conflitos entre funcionários, ocorrência de pressão para se contratar determinado candidato e outros demais problemas. Ou seja, a empresa deve possuir uma política de recrutamento e seleção rígida, bem planejada, clara e objetiva para evitar a ocorrência de injustiças dentro do ambiente de trabalho.

Um exemplo de organização que faz uso da indicação é o BankBoston, no qual se o candidato indicado pelo funcionário for contratado ele receberá um prêmio. Outra forma de indicação, que é mais utilizada para cargos importantes é através dos "headhunters", que são especialistas contratados pelas empresas para buscar candidatos ideais no mercado para ocupar um cargo, geralmente, relevante na empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário