segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Profissionais de RH revelam como é a escolha dos colaboradores que recebem mais benefícios

Saiba quando e quem deve receber o auxílio para o desenvolvimento profissional
Com o crescimento da internacionalização das empresas brasileiras e a entrada de multinacionais no País é cada vez maior o número de instituições que sentem a necessidade de investir no desenvolvimento profissional de seus funcionários.
Surgem então algumas dúvidas:
·        * Quais serão os requisitos considerados na hora de decidir quando e quem deve receber esse empurrãozinho?
·       *  Como será que a empresa identifica o funcionário que está pronto para receber esse impulso na carreira?
Entre os investimentos mais comuns estão os cursos de pós-graduação, MBA, especialização na área em que o funcionário trabalha ou trabalhará e cursos de idiomas. Em grandes empresas, todos os funcionários hoje têm a possibilidade de receber uma contribuição para seu desenvolvimento profissional.
Os cursos de idioma estão cada vez em crescimento e são cada vez procurados. Uma pesquisa realizada aponta que as pessoas que tem o domínio  do inglês e espanhol tem uma remuneração maior 21,78%. O estudo também aponta que, além de propiciar a melhoria da carreira, esses cursos vêm sendo introduzidos pela maioria das empresas.
Segundo a consultora de recursos humanos da Mosaic Fertilizantes Brasil S.A., Lúcia Lima, os funcionários que recebem a contribuição da empresa são escolhidos de acordo com vários itens. “A análise de potencial é realizada em conjunto com o gestor direto, pela equipe de RH e através das políticas de elegibilidade para todos os programas”, explica.

Para a gerente de desenvolvimento organizacional da Galderma, Karina Oliveira, com o investimento profissional, o funcionário é tão beneficiado quanto à empresa. “Além de profissionais mais preparados temos, por conseqüência, melhores resultados. Os funcionários se sentem reconhecidos, pois percebem que estão em desenvolvimento e que o processo pode alavancar suas carreiras. Assim, tendem a entregar-se e dedicar-se mais”, diz Karina.

Vale aqui ressaltar um ponto importante no desenvolvimento dos profissionais é a escolha da escola de idiomas. É importante que a escola seja reconhecida por grandes empresas, tenha credibilidade e flexibilidade para atender às nossas necessidades como cliente. A consultoria de idiomas realiza ainda avaliações semestrais, nos quais o nível do idioma do aluno é apurado. Assim, o RH tem contato com os resultados, métricas de desempenho e acompanhamento das cargas horárias.
Os requisitos pré-estabelecidos adotados pela maioria das empresas são: o tempo de trabalho na instituição, análises de prospecção, potencial de crescimento, pontuação nas avaliações de performance e as necessidades atuais ou futuras dos funcionários. A dedicação, a apresentação de metas e resultados também é levada em consideração. A indicação dos possíveis beneficiados, em algumas empresas, também é feita pelos próprios colegas.

 


http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=3esvh5dih

Nenhum comentário:

Postar um comentário