sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Aproveitando a" Prata da Casa"

As pessoas esperam muitas oprtunidades de crescimento das empresas e esta é a politica mais inteligente , uma vez que gera confiança no futuro e na empresa , otimismo, entusiasmo .e compromisso. Como se nao bastassem os fatos de que as pessoas precisam ter perspectivas de crescimento dentro da empresa e de que é crucial para a estrategia de toda a empresa ter pessoas preparadas para as suas necessidades ,ainda está comprovado que a conta sai mais barata. De fato, essa politica gera economia , já que normalmente os salarios das pessoas aproveitadas internamente estão mais abaixo do que daquelas que são trazidas de fora.
A politica de aproveitamento a "prata da casa"revala ao colaboradores o quanto a empresa os valoriza.Alem de todos os beneficios dessa pratica , ela ainda auxilia as pessoas a alcançar a sua realização pessoal. Essa é uma pratica das mais celebradas na pesquisa das Melhores da Revista Exame. Apesar de toda a dinâmica da globalização e que torna tudo mais efemero na vida das empresas , o ideal de Henry Ford ainda pode der inspirador: "sai o presidente e entra um office-boy.
Para que seja mais
facil a identificação de talentos internos , a empresa pode criar um processo de identificação sigilosa , que seja aberto a todos os colaboradores , com critérios e fatores que devem ser considerados. Essa pratica além de ajudar a alimentar o bando de talentos , ela tras outros reflexos , como o de valorizar e quer vê-los crescer , o de indicar o caminho do crescimento e o de facilitar a disseminação e a pratica da politica de aproveitamento da "prata da casa".As vantagens de aproveitamento internno são muitas , mais nao quer dizer que nao se deva buscar por profissionais la fora de vez enquanto.
Mesclar o quadro com profissionais experiente de fora é conveniente porque a empresa é um organismo vivo e esta sujeita a envelhecer, a cair na monotonia, a enxergar numa so direção, a padecer de algo parecido com o empobrecimento genéticoque ocorre com individuos que vivem em comunidades fechadas .
È preciso que a empresa de vez em quando , injete sangue novo para agitar internamente e apartir dai a busca por pessoas novas com outras culturas sera necessario.


Referência Bibliografica: Paschoal, Luiz. Gestão de pessoas : nas micros , pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro, 2006

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